8.30.2011

Regra da Mão Esquerda e Regra da Mão Direita.

Regra da Mão Esquerda primeiro (já que canhotos são mais inteligentes) Einsten era canhoto!

•Direção e sentido: a direção da força magnética é perpendicular à direção da velocidade com que a carga é inserida no campo magnético e, também, ao próprio campo magnético. Esse é um aspecto que diferencia a força magnética das forças radiais, que possuem direção de atuação coincidente com a reta que passa pelo centro dos corpos em interação, como no caso da força gravitacional.

No que se refere ao sentido da força magnética, ele pode ser determinado pela regra da mão esquerda, de Fleming. Para utilização dessa regra, o dedo polegar representa o sentido da força magnética, o dedo indicador representa o sentido do campo magnético, formando um ângulo de 90° com o polegar, e, por sua vez, o dedo médio representa o sentido da velocidade, formando um ângulo de 90° com o dedo polegar e com o indicador. Ou seja, as três grandezas vetoriais são perpendiculares entre si. Veja a figura a seguir:



o sentido dessa força magnética é para uma carga positiva. No caso de uma carga negativa, a direção será a mesma, mas o sentido da força será contrário ao dado pela regra da mão esquerda (em vez de apontar para unha, apontará para dentro da mão).


Regra da mão direita:

Pode ser aplicada de dois modos:

1a) Se o condutor é retilíneo, imagine o polegar da mão direita esticado e apontando no sentido da corrente, e os outros quatro dedos fechados sobre o condutor. Então esses quatro dedos acompanham o sentido do campo:

2a) Se o condutor é curvilíneo, imagine os quatro dedos da mão direita acompanhando o sentido da corrente; então o polegar esticado indica o sentido do campo.

Roberta nº 29 3ºC
s2







Relação entre Cargas Elétricas e Campos Magnéticos

A força magnética é sempre perpendicular a velocidade da partícula carregada :


Existe um orientação particular da força Fm em relação a velocidade v . Isto é,
existe uma linha no espaço ao longo da qual a partícula pode se mover sem sofrer
a ação da força magnética, esta linha é denominada linha de campo magnético.

Consequentemente isto estabelece uma forma de determinar a direção do campo
magnético B.
A força magnética é proporcional à magnetude da carga elétrica.
Isto significa que uma carga elétrica negativa se movendo no mesmo sentido de uma carga positiva produz uma força no sentido oposto aquela produzida pela carga positiva.
Para todas as direções da velocidade v, a magnitude de Fm é diretamente proporcional a componente de v dada por v senq , ou

onde q é o ângulo entre o sentido e direção de v e o sentido e direção do campo magnético
B. Dessa forma a força Fm será igual a zero quando q = 0 (ou 180o), isto é os vetores v e
B estão paralelos.
A força magnética formará sempre um ângulo reto, ou é perpendicular, ao
plano formado pelos vetores v e B.

O campo magnético é uniforme e tem o sentido do observador para a tela. Lembramos também que o módulo da força magnética sobre a partícula é dado por
F = q v B sen(q)
onde q é ângulo entre os vetores v e B.


Os ímãs:

Os imãs, em geral, são construídos em formato de barras ou bastões, tendo duas extremidades ou faces, chamados pólos. O campo magnético é mais intenso nas proximidades desses pólos ou extremidades. Eles são conhecidos por pólo Norte e pólo Sul. Se o pólo norte de um imã é colocado perto de outro pólo norte, a força entre eles será repulsiva. Similarmente, se dois pólos Sul são aproximados um do outro aparecerá uma força de repulsão entre eles. Mas, quando um pólo norte é posto nas proximidades de um pólo sul a força entre eles é atrativa. Este fenômeno lembra-nos as interações entre cargas elétricas; cargas de mesmo sinal se repelem e de sinais opostos se atraem. Mesmo tendo este similaridade não confundam pólos magnéticos com cargas elétricas. Elas não são equivalentes, apesar destes conceitos estarem de certa forma ligados.

Força magnética entre imãs:

Uma grande diferença entres os pólos magnéticos e as cargas elétricas é que as cargas podem existir isoladamente, mas não podemos isolar o pólo norte do sul em um imã. Isto significa que ao quebrar uma barra de imã ao meio, surgirão em cada pedaço do imã um pólo norte e um pólo sul. Se continuamos quebrando um dos pedaços ao meio, novos pólos norte e sul aparecerão em cada um dos fragmentos menores. Apesar das similaridades entre algumas propriedades elétricas e magnéticas da matéria, elas têm muitas divergências: A força elétrica, entre cargas, age independentemente do movimento das partículas carregadas, mesmo as cargas estando em repouso a força elétrica continua existindo. Alem disso a direção da força elétrica tem sempre a mesma direção do campo elétrico. Por outro lado, a força magnética depende da velocidade relativa entre as cargas e o campo magnético é perpendicular a força sobre um das partículas.

;DD
Roberta nº29 3ºC